Schinus terebinthifolius Raddi
Família Anacardiaceae
A aroeira é uma árvore nativa brasileira frequentemente encontrada ao longo do litoral brasileiro. A planta pode chegar a 10 metros de altura e possui copa larga.
Suas pequenas flores agrupadas apresentam coloração amarelo e branco e são melíferas. Seus frutos, de cor vermelho brilhante quando maduros, são muito procurados pela avifauna.
Suas folhas apresentam de 10 a 15 centímetros de comprimento e são fortemente aromáticas, podendo causar alergias em pessoas sensíveis quando em contato com essas.
É uma espécie empregada em ornamentação devido ao longo período que os frutos permanecem na planta. É cultivada como espécie ornamental na América Central e Sul dos Estados Unidos, principalmente na Flórida, onde tem um comportamento invasor.
A madeira da árvore é utilizada para mourões, esteios, lenha e também carvão.
Curiosidades: Os frutos podem ser utilizados na culinária como condimento do tipo pimenta. A casca é utilizada no curtimento de couro e para fortalecer as redes de pesca.
Texto: LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 7. ed. São Paulo: Plantarum, 2016. v. 1.
Imagem: Schinus terebinthifolius Raddi. 2019. Disponível em:<https://flora.org.il/en/plants/SCHTER/>. Acesso em: 20 maio 2019.
0 Comentários