CANELA AMARELA

Nectranda oppositifolia Nees
Família Lauraceae


A canela amarela é uma planta nativa do Brasil, com ocorrência nas regiões da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. A árvore é considerada de grande porte, podendo atingir até 20 metros de altura. Seus frutos de coloração verde, são apreciados não só pela avifauna, mas também por pequenos mamíferos.

Seu desenvolvimento ocorre preferencialmente em florestas pouco densas, podendo ser encontradas em áreas de solo úmido, bem como em solos com rápida drenagem. É indicada para o paisagismo em espaços abertos devido a sua copa densa.

A madeira foi muito utilizada na área civil, principalmente na confecção de vigas, caibros, ripas e acabamentos internos, na fabricação de brinquedos, cabos de vassouras e caixotaria.

Curiosidades:
Sua dispersão é do tipo zoocórica, ou seja, através de animais que consomem suas sementes, como as aves, macacos e roedores.



Referências
Texto: LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 7. ed. São Paulo: Plantarum, 2016. v. 1.
Imagem: VERDI, Marcio. Nectandra oppositifolia Nees. 2010. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=2177>. Acesso em: 07 maio 2019.


Postar um comentário

0 Comentários