Theristicus caudatus (Boddaert, 1783)
Família Threskiornithidae
Tamanho: Pode medir entre 57 a 76 centímetros.
Peso: Seu peso varia entre 1,3 a 1,55 kg.
Alimentação: É carnívoro e sua alimentação é variada. Usa o bico comprido e curvado para capturar centopeias, larvas, insetos, gafanhotos, lagartixas, lagartos, ratos de pequeno porte, caramujos, aranhas e pequenas rãs e demais invertebrados e também anfíbios, cobras pequenas.
Reprodução: A reprodução se dá em ninhos construídos de gravetos em árvores e até mesmo rochas. Essa espécie de ave pode incubar de dois a quatro ovos.
Habitat: Vive em campos secos e áreas abertas.
Hábitos: Geralmente são encontrados em pequenos grupos, são diurnos ao anoitecer ficam empoleirados nas árvores próximos a fazendas, torres e antenas, e gostam de plantar em grandes altitudes
Curiosidades: É reconhecida como “despertador do Pantanal”, por emitir um grito alto e forte que lembra a sonorização de seu nome. Quando chega a noite, empoleira-se na árvore para dormir. Costuma gritar nessa hora e ao clarear do dia.
Subsepécies: são reconhecidas duas subespécies: Theristicus caudatus caudatus (Boddaert, 1783) - ocorre do Oeste da Colômbia, Venezuela, Guianas, norte do Brasil até o estado de Mato Grosso; Theristicus caudatus hyperorius (Todd, 1948) - ocorre no Oeste da Bolívia, sudoeste do Brasil, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.
https://www.passaro.org/curicaca |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/theristicus-caudatus
Referências
ALLENSPACH, Natalia (ed.). A passarinhóloga: curicaca (Theristicus caudatus). 2011. Disponível em: <http://apassarinhologa.com.br>. Acesso em: 13 ago. 2020.
Imagem: Theristicus caudatus. 2020. Disponível em: <https://www.passaro.org/curicaca/> Acesso em: 07 agosto 2020.
VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: <http://www.avescatarinenses.com.br>. Acesso em: 07 ago. 2020.
0 Comentários