MAMICA-DE-CADELA

Brosimum gaudichaudii Trécul.
Família Moraceae

A mamica-de-cadela é uma planta nativa do Brasil, com ocorrência nas regiões da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Pode atingir cerca de 5 metros de altura. Seus frutos possuem coloração alaranjada, com sabor adocicado e são comestíveis tanto in natura como em forma de doces e sorvetes.

A planta possui valor medicinal, sendo muito utilizada na indústria farmacêutica, servindo de base na fabricação de medicamentos contra a doença do vitiligo.

A madeira é utilizada na fabricação de móveis e na fabricação de cabos para ferramentas por ser leve e resistente. Também é utilizada como lenha.
É uma espécie indicada para reflorestamento misto em áreas de recuperação ambiental, enriquecendo a vegetação das áreas degradadas.

Curiosidades: Sua fruta é muito utilizada como goma de mascar natural na região central do Brasil. O nome popular da planta ocorre devido as protuberâncias que seu tronco possui.

Referências
Texto: LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 5. ed. São Paulo: Plantarum, 2016. v. 2.
Imagem: Trilha IFSC, Câmpus Criciúma, 2019.

Postar um comentário

0 Comentários