CAMBOATÁ-BRANCO

Matayba guianensis Aubl
Família Sapindaceae

O camboatá-branco é uma espécie nativa brasileira, com ocorrência em todas as regiões do Brasil, podendo alcançar em alguns locais cerca de 24 metros de altura. Seu tronco, geralmente tortuoso, é revestido por uma fina casca com fissuras e descamamento leve. 

Suas pequenas flores esbranquiçadas são muito apreciadas por abelhas. Os frutos vermelho-arroxeado servem de alimento para a avifauna, desse modo, dispersando suas sementes. 

Por ser uma árvore com crescimento rápido, é indicada para reflorestamento em áreas de preservação. Sua madeira pode ser utilizada na construção civil para fabricação de tábuas. 

Curiosidades: É apropriada para sombra, em função de seus enormes galhos, mas que podem quebrar facilmente pela ação do vento.


Referências
Texto: LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2. ed. São Paulo: Plantarum, 2016. v. 3.

Imagem: Matayba guianensis Aubl. 2016. Disponível em: <http://www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site/2017/08/08/matayba-guianensis-aubl/>. Acesso em: 25 abr. 2019;
LOPES, Gerson Luiz. Matayba guianensis Aubl. Camboatá, camboatá-branco. 2019. Disponível em: <https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/10380-2/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Postar um comentário

0 Comentários