CHÁ-DE-BUGRE

Casearia sylvestris Sw.
Família Salicaceae

O chá-de-bugre é uma planta nativa do Brasil, ocorrendo em todo o território brasileiro, com mais frequência no Sul do país. A árvore pode atingir cerca de 6 metros de altura. 

As flores, de cor branca ou creme-esverdeada, possuem um odor semelhante ao mel. Seus frutos são de cor avermelhada, muito consumidos por diversas espécies de pássaros. 

As folhas possuem utilização na medicina popular para preparação de chás para consumo ou aplicação externa. O uso medicinal é voltado ao tratamento de problemas de digestão e dores de estômago, herpes labial, agente desintoxicante e purificador sanguíneo.

Devido ao porte elegante e pequeno, é ideal para arborização de ruas sob redes de eletricidade. É, ainda, altamente recomendada para a recuperação de áreas degradadas.

A sua madeira é voltada à construção civil, tábuas de assoalho, carpintaria, tacos e tábuas, lenhas e carvão. 

Curiosidades: A planta tem uso medicinal indicado em casos de picadas de insetos e também mordeduras de cobras, não dispensando o uso de soro antiofídico se for o caso.

Referência
Texto: LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 7. ed. São Paulo: Plantarum, 2016. v. 1.

Imagem: GIEHL, Eduardo Luís Hettwer. Casearia sylvestris Sw. 2010. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=4360>. Acesso em: 13 maio 2019;
Casearia sylvestris Sw. 2019. Disponível em: <http://www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site/2017/09/24/casearia-sylvestris-sw/>. Acesso em: 13 maio 2019.




Postar um comentário

0 Comentários