EUCALIPTO

Eucalyptus spp.
Nome popular: Eucalipto

O eucalipto é originário da Austrália e facilmente adaptável a diferentes condições climáticas. No ano de 1825, o eucalipto chegou ao Brasil como planta ornamental e, em 1903, começou a ser utilizado comercialmente como lenha para as locomotivas. 

É muito utilizado em reflorestamentos comerciais, sendo possível aproveitar todos os componentes da árvore: das fibras se obtêm a celulose para fabricação de papéis, capsulas de remédios e tecidos; a madeira é utilizada na produção de postes, móveis, pisos, entre outros; o óleo extraído dessa planta é usado em perfumes, produtos de limpeza e remédios, e as flores possuem pólen, garantindo um mel de boa qualidade.

O eucalipto pode ser utilizado na restauração de áreas degradadas, com plantio de grande quantidade de árvores em espaçamentos regulares e em propriedades rurais de modo agregado a atividades agrícolas e a pecuária. 

Curiosidades: Alguns eucaliptos podem chegar até 90 metros de altura, sendo uma das espécies vegetais mais altas, além de possuir grande produção de sementes. A árvore possui resistência a queimadas, pois no interior de seu tronco existem brotos dormentes que brotam no lugar do tronco carbonizado.



Referências
Texto: Silvicultura do Eucalipto (Eucalyptus spp.). 2019. Disponível em: <https://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/silvicultura/silvicultura_do_eucalipto_(eucalyptus_spp.).html>. Acesso em: 20 maio 2019.
Imagem: EUCALIPTO - Eucalyptus spp. 2019. Disponível em: <http://tingimentonatural.blogspot.com/2010/05/eucalipto-eucalyptus-spp.html>. Acesso em: 16 abr. 2019.

Postar um comentário

0 Comentários