PALMITEIRO

Euterpe edulis Mart.
Família Arecaceae


O palmiteiro é uma palmeira nativa do Brasil, com ocorrência principalmente no bioma Mata Atlântica, onde pode atingir até 20 metros de altura. 


Suas flores, de coloração creme, produzem pólen abundantemente e são muito procuradas por abelhas. Os frutos, roxos quando maduros, são fonte de alimento para pássaros, roedores e mamíferos.  

É do palmiteiro que se extrai o palmito comestível, retirando-o da extremidade superior do tronco, chamada de estipe. Porém, quando retirado o palmito, a planta morre e por isso não é recomendado o extrativismo para essa espécie.

O tronco pode ser utilizado para construção de andaimes, calhas de água, ripas, produção de celulose e papel. As folhas e frutos podem ser utilizados na fabricação de ração animal. Além disso, a casca do fruto fornece tinta empregada no tingimento de tecidos e as folhas podem ser utilizadas na produção de artesanato.

Curiosidades: 
 O Brasil é um dos poucos locais que fornecem condições climáticas adequadas para o cultivo e comercialização da planta, sendo esse o maior produtor e exportador mundial de palmito.


Referências
Texto: MARTO, Giovana Beatriz Theodoro. Euterpe edulis (Palmito-juçara). 2007. Disponível em: <https://www.ipef.br/identificacao/euterpe.edulis.asp>. Acesso em: 12 abr. 2019.
Imagem: CAMPESTRINI, Sérgio. Euterpe edulis Mart. 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=6041>. Acesso em: 12 abr. 2019

Postar um comentário

0 Comentários