Quaresmeira

Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn.

Família Melastomataceae

A quaresmeira, também conhecida como Flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor, entre outros nomes regionais, é uma planta nativa brasileira, com ocorrência na Mata Atlântica. É uma planta perenifólia ou semidecídua característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Floresce, geralmente, duas vezes no ano, entre julho a agosto e dezembro a março, e os frutos amadurecem de junho a agosto e abril a maio.

É uma planta muito utilizada para paisagismo por sua floração vistosa de cor arroxeada, o que atrai os beija-flores. Outro fator importante para a utilização dessa espécie em locais públicos é que suas raízes são pouco profundas, evitando a quebra de calçadas e sistemas de água e esgoto.

Fonte: Folhas e Folhagens.
Disponível em: 
https://www.floresefolhagens.com.br/quaresmeira-tibouchina-granulosa

A madeira é voltada ao uso interno por possuir baixa durabilidade quando exposta a ações climáticas, confecção de brinquedos, objetos leves, caixotaria, entre outros. Suas folhas são opostas cruzadas, elípticas e ásperas em ambos os lados, suas flores são vistosas e de coloração roxa, e seus frutos são cápsulas deiscentes contendo muitas e diminutas sementes.

Fonte; Jardineiro.net
Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/quaresmeira-pleroma-granulosum.html


Cultivo

O cultivo deve ser realizado em um local com boa exposição solar e solo bem drenado, além de rico em matéria orgânica. Pode ser plantada em vasos, desde que o vaso seja grande o suficiente para o desenvolvimento das raízes e tenha boa drenagem. 

Semeadura e germinação

Coloque (2) ou (3) sementes por cova, a 1 cm de profundidade, e regue em seguida. Aconselha-se a fazer o plantio em vaso ou outro recipiente temporário e depois transplantar para o local definitivo.

A germinação das sementes é considerada lenta, podendo levar 20 dias.

Transplante de mudas

O transplante deve ser feito em uma cova de 40 cm de largura, altura e profundidade, em um local onde a exposição solar seja de 6 horas diretas. O solo deverá ser enriquecido com uma mistura de terra vegetal, composto orgânico e areia grossa. Essa preparação melhora a drenagem e garante uma boa nutrição inicial. Se o solo for muito pobre, adicione também um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca.
Depois do transplante, faça uma boa rega, e continue regando de forma regular nas primeiras semanas. Isso evita que a planta sofra o estresse do transplante.

Referências

IBF Florestas – Instituto Brasileiro de Florestas. Quaresmeira (Tibouchina granulosa). Lista de Espécies Nativas – IBF Florestas. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/quaresmeira. Acesso em: 15 ago. 2025.

LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 7. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2016. v. 1.

DIAS, Bruno. Conheça a Quaresmeira: beleza nativa e fácil de cuidar para transformar seu jardim. Be Page – Árvores Ornamentais. Atualizado em: 26 abr. 2025. Disponível em: https://bepage.com.br/quaresmeira/. Acesso em: 15 ago. 2025.

Postar um comentário

0 Comentários