Guira guira (Gmelin, 1788)
Família Cuculidae
Tamanho: Mede cerca de 40 centímetros.
Peso: Seu peso é de aproximadamente 142 gramas.
Alimentação: Predominantemente carnívoro, mas pode ser onívoro. Alimenta-se de grilos e gafanhotos e de outros animais de pequeno porte, como lagartos, cobras, ratos, camundongos e até mesmo filhotes de pequenas aves. Quando o alimento de origem animal se torna escasso, a ave passa a se alimentar de frutos e sementes.
Reprodução: Os ninhos podem ser de uso coletivo ou individuais, seus ovos são grandes e de coloração verde-água. Após a independência dos filhotes o ninho é abandonado ou, até mesmo, se tomar o ninho de outro indivíduo da mesma espécie.
Habitat: Costuma viver em campos, lavouras e áreas abertas.
Hábitos: Costuma viver em bandos com até 12 indivíduos, ao se deslocarem pelo chão uma ave do grupo fica em um local alto com o papel de sentinela para avisar ao grupo de algum predador por perto.
Curiosidades: Por possuir um voo lento e um bater de asas fraco, pode ser facilmente levado pelo vento para outras regiões inclusive para o mar. Não suporta temperaturas baixas, podendo inclusive morrer de frio. Essa ave exala um odor supostamente para se proteger de predadores, porém chama a atenção de morcegos hematófagos e animais carnívoros.
![]() |
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/guira-guira
Referências
Imagem: Guira guira. 2020. Disponível em: <ttps://ebird.org/species/guicuc1?siteLanguage=pt_BR>. Acesso em: 07 agosto 2020.
VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: <http://www.avescatarinenses.com.br>. Acesso em: 07 ago. 2020.
0 Comentários