Sicalis flaveola (Linnaeus, 1766)
Família Thraupidae
Tamanho: Mede de 12 a 14 centímetros.
Peso: Seu peso varia entre 16 a 23 gramas.
Alimentação: É predominantemente herbívoro e seu principal alimento são as sementes, mas pode alimentar-se de pequenos invertebrados que encontra no solo, em particular no período reprodutivo.
Reprodução: Seus ninhos podem ser construídos em vários tipos de locais, como bambus furados, bromélias e troncos com buracos, ou até mesmo reaproveitando ninhos abandonados. Uma característica sobre o ninho é que o mesmo é construído no formato de cesta e dentro dele são chocados até quatro ovos, com um período de incubação de aproximadamente 15 dias.
Habitat: Geralmente essas aves vivem em regiões áridas. Essa espécie está presente em todo o estado de Santa Catarina.
Hábitos: Comumente estão sempre em grupos, porém na época do acasalamento esta condição social não ocorre.
Curiosidades: Seu canto varia entre o período noturno e diurno, por isso é tão caçado por traficantes de animais, por isso é um dos 10 animais mais resgatados pelo IBAMA. A respeito de sua vocalização, o canto de corte é baixo e melodioso, e com direito a uma dança em volta da fêmea.
Subespécies: São cinco subespécies reconhecidas: Sicalis flaveola brasiliensis (Gmelin, 1789), Sicalis flaveola pelzelni (P. L. Sclater, 1872), Sicalis flaveola flaveola (Linnaeus, 1766), Sicalis flaveola valida (Bangs & T. E. Penard, 1921), Sicalis flaveola koenigi (G. Hoy, 1978). Destas, apenas as duas primeiras ocorrem no Brasil e Sicalis flaveola pelzelni é a encontrada em Santa Catarina.
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/sicalis-flaveola
Referências
AOPE - ASSOCIAÇÃO ORNITOLÓGICA DE PERNAMBUCO. Canário da terra. disponível em: <https://www.aope.org.br/especies/canario-da-terra>. Acesso em: 29 set. 2020.
ROMAGNOTI, Juliana. PASSARINHANDO:Canário da terra verdadeiro. 2020. Disponível em: https://www.assiscity.com/blog/passarinhando-canario-da-terra-verdadeiro-100089.html. Acesso em: 13 ago. 2020.
VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: http://www.avescatarinenses.com.br/. Acesso em: 07 ago. 2020.
0 Comentários