JOÃO-DE-BARRO

Furnarius rufus (Gmelin, 1788)

Família Furnaridae



Tamanho: Mede entre 16 a 23 centímetros.

Peso: Seu peso varia de 31 a 65 gramas.


Alimentação: É carnívoro. Sua alimentação varia de artrópodes como besouros, borboletas, formigas, larvas e aranhas, invertebrados caracóis e lesmas.


Reprodução: Durante aproximadamente 30 dias o casal constrói seu ninho em formato de forno de barro, utilizando barro, esterco e palhas, com todos esses materiais o ninho pode pesar até 4 kg. O casal pode reconstruir ninhos abandonados por outros indivíduos de sua espécie, mas não tem o hábito de usar por mais uma estação. A fêmea pode por até três ovos com um período de incubação de 18 dias. O período reprodutivo ocorre em setembro e após 14 dias de vida os filhotes deixam o ninho, mas ainda são alimentados pelos pais por mais algum tempo.


Habitat: habitam campos, pomares, jardins, parques urbanos e bordas das florestas. São encontrados em  regiões do Brasil como sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, e também em outros países como Argentina, Bolívia e Paraguai.


Hábitos: Costuma viver em pares. O macho e a fêmea cantam juntos, cada qual de um modo um pouco diferente, nas proximidades do ninho, em postura altiva e tremulando as asas, com um canto estridente.


Curiosidades: Após a fêmea pôr os ovos, outras aves se aproveitam do ninho e depositam seus ovos para que o casal de joão-de-barro possa chocar e cuidar dos filhotes. O chupim (Molohrus bonariensis (Gmelin, 1789)) é uma espécie que se aproveita desse meio.

https://www.portaldospassaros.com.br/saiba-tudo-sobre-o-joao-de-barro  


Foto: Michelle Alano Ramos, 2020.


Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/furnarius-rufus

Referências

Imagem: Furnarius rufus. 2020. Disponível em: <https://www.portaldospassaros.com.br/saiba-tudo-sobre-o-joao-de-barro> Acesso em: 07 agosto 2020.

PORTAL DOS PÁSSAROS. João-de-barro: conheça esse pássaro. 2018. Disponível em: <https://www.portaldospassaros.com.br/saiba-tudo-sobre-o-joao-de-barro>. Acesso em: 07 ago. 2020.

VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: <http://www.avescatarinenses.com.br>. Acesso em: 07 ago. 2020.

Postar um comentário

0 Comentários