Tangara sayaca (Linnaeus, 1766)
Família Thaupidae
Tamanho: Mede em torno dos 15 a 18 centímetros.
Peso: Pode variar entre 30 a 42 gramas.
Características: Suas penas têm coloração cinza-azuladas e suas partes inferiores podem possuir uma cor ainda mais clara que as demais partes de seu corpo. É um dos pássaros mais avistados em território nacional. É uma espécie sem dimorfismo sexual, ou seja, tanto macho quanto fêmea desta ave não apresentam diferenças físicas.
Alimentação: E predominantemente herbívora, se alimentando de frutos, brotos, folhas novas, néctar, flores, mas pode se alimentar até de pequenos insetos.
Reprodução: Para a segurança dos ovos e dos filhotes os ninhos são feitos de forma enovelada na vegetação densa, geralmente nas bifurcação dos galhos de árvores. A fêmea põe de dois a três ovos de cor branca com pintas marrons, a incubação leva de 12 a 14 dias, os filhotes são alimentados pelos pais e após 20 dias de idade deixam o ninho.
Hábitos: Essa espécie de ave vive em casais na bordas das florestas, pomares e quintais.
Curiosidades: A cor azulada junto da cor cinza o deixa muito parecido com o sanhaçu-de-encontro-azul, porém este tem uma maior presença da cor azul em sua plumagem e seu bico é maior. Outra curiosidade é que no inverno quando a comida se torna mais escassa, essa ave passa a se alimentar de folhas de chuchu. Muito popular por conta das acrobacias que realiza durante a disputa por frutas com outras aves, é conhecido por diversos nomes no país.
Uma curiosidade interessante relacionada ao sanhaço é o fato de que o macho pode alterar seu canto em uma situação de perigo. Quando se prepara para uma briga com outro macho de sua espécie, costuma tornar seu canto mais rouco e monótono, o que é bem característico.
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/tangara-sayaca
Referências
PORTAL DOS PÁSSAROS. Sanhaçu: tudo sobre a espécie. 2019. Disponível em: <https://www.portaldospassaros.com.br/sanhaco-tudo-sobre-a-especie>. Acesso em: 13 ago. 2020.
VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: <http://www.avescatarinenses.com.br>. Acesso em: 06 ago. 2020
0 Comentários