Phimosus infuscatus (Lichtenstein, 1823)
Família Threskiornithidae
Tamanho: Mede entre 40 a 54 centímetros.
Peso: Seu peso varia de 493 a 600 gramas.
Alimentação: No seu cardápio encontram-se insetos, vermes, crustáceos, moluscos e caranguejos, entre outros invertebrados. Também alimenta-se de sementes encontradas próximas d'água.
Reprodução: Geralmente os casais ficam isolados para procriar. Seu ninho é construído em pequenas árvores e arbustos próximos da margem de rios ou outros corpos d'água. O ninho assemelha-se a uma plataforma, pode medir cerca de 35 centímetros e geralmente é constituído de partes de plantas aquáticas e pequenas varas finas. A fêmea põe seis ovos de coloração azul esverdeada e a incubação dura entre 21 e 23 dias. Os filhotes abandonam o ninho em aproximadamente em 3 semanas
Habitat: Costumam habitar ambientes aquáticos como brejos, lagos, rios e banhados. Também podem ser encontrados em lavouras, principalmente de arroz, por ser uma área alagada, além de pastos e jardins. Geograficamente pode ser encontrado em diversas áreas do Brasil, principalmente no centro-oeste, sudeste e sul. Também podem ser encontrados em outros países da América do Sul com exceção da Peru e do Chile.
Hábitos: Costumam dormir em áreas abertas, repousando no solo. Os indivíduos que habitam o pantanal costumam se reunir em grandes grupos com até centenas de indivíduos ao anoitecer. Ao nascer do sol o grupo saí a procura de alimento.
Curiosidades: Devido a destruição das florestas e suas áreas destinadas ao plantio e criação de animais, o maçarico-preto passou a ser visto com mais frequência em regiões urbanas.
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Foto: Michelle Alano Ramos, 2020. |
Lista de espécies: https://taxeus.com.br/especie/phimosus-infuscatus
Referências
WIKIAVES. Tapicuru. 2014. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/tapicuru. Acesso em: 08 out. 2020.
VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2019. Disponível em:<http://www.avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/245-macarico-preto>. Acesso em: 08 out. 2020.
0 Comentários