LEUCENA

Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit

Família Fabaceae

Nativa das áreas semiáridas da América Central, ocorrendo naturalmente desde o Texas (EUA) até o Equador, e concentrando-se no México e na América Central. Esta espécie foi introduzida no Brasil, além de vários outros países da África e Ásia devido ao seu alto potencial forrageiro, produção de madeira, carvão vegetal e melhoramento do solo. Possuem desenvolvimento rápido e alta reprodução, o que facilita sua competição com as espécies nativas, muitas vezes, se sobrepondo a estas em seus habitats.
Das as espécies do gênero, a Leucaena leucocephala é a mais difundida e a que apresenta maior distribuição geográfica. É uma planta arbóreo-arbustiva, com altura de até 20 m e diâmetro de até 30 cm. Apresenta inflorescências globosas brancas e frutos em forma de vagens.
A leucena é palatável ao gado e pode se manter verde mesmo em secas prolongadas ou geadas muito fortes.
Figura 1: Exemplar de leucena no IFSC Câmpus Criciúma.
Fonte: Arquivos do Projeto, 2024. 

Figura 2: Inflorescência de leucena no IFSC Câmpus Criciúma.
Fonte: Arquivos do Projeto, 2024. 

Figura 3: Frutos (vagem) de leucena no IFSC Câmpus Criciúma.
Fonte: Arquivos do Projeto, 2024.


Referências:

DRUMOND, Marcos Antônio; RIBASKI, Jorge. Leucena (Leucaena leucocephala): leguminosa de uso múltiplo para o semiárido brasileiro. Comunicado Técnico 262/142. Colombo-PR/Petrolina-PE: EMBRAPA Florestas/EMBRAPA Semiárido, 2010. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/879487/1/Drumond2010.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

EMBRAPA Gado de Corte. Legumineira: cultura forrageira para produção de proteína. Disponível em: https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct13/03leucena.html. Acesso em: 18 jun. 2024.

QUEIROZ, R.T. Leucaena. In: Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/consulta/ficha.html?idDadosListaBrasil=23050. Acesso em: 18 jun. 2024.

Postar um comentário

0 Comentários