Corruíra

Troglodytes musculus Naumann, 1823

Família Troglodytidae 

Tamanho: Mede entre 10 a 13 centímetros.

Peso: Seu peso varia de 10 a 12 gramas.

Habitat: Podem ser encontrados em todo o território Brasileiro, sendo avistado com maior frequência no sul e sudeste. A corruíra tem uma ampla distribuição no continente Americano, ocorrendo desde o Canadá até o sul da argentina.

Dieta: Se alimenta principalmente de pequenos insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados e até filhotes de lagartixas, mas também pode consumir frutas e sementes.

Características: Possui plumagem tem cor predominante marrom e seu bico é fino, comprido e levemente curvado para baixo.

Reprodução: Faz seu ninho em cavidades, de onde vem o seu nome que significa morador da caverna. Há relatos de ninhos construídos em telefones públicos, tratores, caixas de música, instalações elétricas, etc. É uma das aves que mais se aproveita dos ninhos artificiais disponibilizados pelos humanos, especialmente caixas com entrada pequena. Os ninhos são feitos com gravetos entrelaçados com no máximo 18 centímetros e mínimo 1,7 centímetro. Apresentam folhas, raízes, sementes e diversos materiais industrializados como pregos, metais, papel, plástico e tecido. No local em que são depositados os ovos (câmara), ocorre o revestimento de penas de outras aves, pelos, provavelmente de bovino, suíno e equino, e grande quantidade de cabelos humanos. Põe de 3 a 6 ovos vermelho-claros, densamente salpicados de vermelho-escuro, com manchas cinza-claras, eclodem após cerca de duas semanas. os filhotes levam cerca de quatro semanas para sair do ninho e os pais se revezam nos cuidados com os filhotes.

Hábitos: Costumam viver solitária ou aos pares, quando em casais macho e fêmea cantam em dueto. Prefere habitats abertos e semiabertos, mas habita também os arredores de casas e jardins, inclusive no centro de cidades, e ocupa ilhas na costa marítima, campos, borda de matas e margens de banhados. A Corruíra costumam destruir os ovos de outras espécies de aves, visando a eliminação de competição.

Curiosidades: Canta continuamente, principalmente no começo da manhã, emitindo um canto trinado, alegre e melodioso. Move-se continuamente sobre construções ou na vegetação, emitindo um crét crét, rouco e baixo. É parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito. É também conhecida como correte, maria-judia (Pará), currila, cambaxirra, cambuxirra, garrincha (Alagoas, Minas Gerais e Maranhão), cutipuruí (Pará, Amazonas), rouxinol (Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), corruíra-de-casa, carriça, garriça, curuíra, coroíra, curreca (Santa Catarina) chirachola e carruíra (Rio Grande do Sul).

Foto: Cristiano Voitina, 19-06/2011 em Balneário Barra do Sul.

Bird Explorers, alguns direitos reservados (CC BY-NC).


Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/troglodytes-musculus

Referências


BIRD EXPLORERS. Troglodytes musculus. Disponível em: https://www.inaturalist.org/guide_taxa/2144925. Acesso em: 23 out. 2024.


WIKIAVES. Corruíra. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/corruira. Acesso em: 24 set. 2024.

VOITINA, Cristiano. Curreca. Disponível em: https://www.avescatarinenses.com.br/fotos/438. Acesso em: 23 out. 2024.

Postar um comentário

0 Comentários