Todirostrum cinereum (Linnaeus, 1766)
Família Rhynchocyclidae
Tamanho: Cerca de 8 a 10 centímetros de comprimento.
Peso: Em média de 4 a 7,5 gramas.
Habitat: Este passeriforme é encontrado em diversas regiões do continente americano, desde o México até a Argentina. No Brasil, está presente em praticamente todas as regiões, com exceção da Amazônia florestal.
Dieta: Sua dieta é amplamente baseada em pequenos invertebrados.
Características: Esta ave exibe uma plumagem muito chamativa. As penas da parte ventral são amarelas, contrastando com o cinza da cabeça.
Hábitos: Gosta de ambientes mais abertos, mas não ocorre em áreas extensamente florestadas. É comum ser encontrado em áreas urbanas pouco ou bem arborizadas, dependendo do local. Vive escondido no meio da vegetação baixa e apresenta comportamento característico de movimentar a cauda lateralmente. Canta o ano inteiro, bem como nas horas quentes do dia.
Reprodução: O casal responde um ao outro pelo canto. Reproduz durante os meses de junho à novembro. Constrói um ninho pendurado na ponta de galho fino, feito de restos de folhas, galhos finos e secos e painas. Amarra e entrelaça os galhos secos, as folhas e as painas, que vão ser forradas dentro do ninho para aquecer os filhotes.
Curiosidades: É popularmente conhecido como ferreirinho-relógio, devido ao seu canto que lembra o som de "dar corda" em um relógio. Outro nomes são relógio, sebinho-de-dorso-cinza, sebinho-relógio e sibiti.
Foto: Murilo Nascimento, 2016. CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons. |
Referências
Wikiaves. Ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum). Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/ferreirinho-relogio. Acesso em: 04 ago. 2024.
Nascimento, Murilo. Ferreirinho-relógio. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferreirinho-rel%C3%B3gio_WA2278005.jpg. Acesso em: 04 set. 2024
0 Comentários