Sabiá-barranco

Turdus leucomelas Vieillot, 1818

Família Turdidae

Tamanho: Mede cerca de 22 a 23 centímetros.

Peso: Seu peso varia de 47 a 76 gramas.

Habitat: Geograficamente pode ser encontrado em diversas áreas do Brasil , além de outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e Venezuela, entre outros.

Dieta: Como minhocas, artrópode e outros pequenos invertebrados que encontra revirando as folhas caídas. Também se alimenta de pequenos frutos, como os do tapiá ou tanheiro (Alchornea sp.). Costuma frequentar comedouros com frutas instalados pelo ser humano, e aprecia frutas tropicais, como a banana.

Características: O adulto tem o alto da cabeça arredondado, acinzentada nos lados e olivácea na parte alta, sem a mácula negra à frente dos olhos, com bico cinza escuro. As costas são de cor cinza e as asas marrons. O peito é acinzentado, com a garganta branca e listras cinza escuro bem definidas. Quando voa, às vezes mostra a área alaranjada da parte interna das asas. A parte inferior da cauda é clara.
Não apresenta dimorfismo sexual, sendo sua diferenciação feita apenas pelo canto, que é característica dos machos.

Reprodução: O período de reprodução estende-se de agosto a dezembro. Como outros sabiás, ele constrói um ninho apoiado em galhos ou forquilhas, às vezes nas varandas de casas, usando uma mistura de barro, raízes e folhas na parte externa e na parte superior fica uma camada funda de material vegetal mais macio. A fêmea choca de 2 a 4 ovos verde-azulados com salpicos pardos. O período de incubação dura cerca de 12 dias, com os filhotes saindo do ninho em 17 dias, podendo utilizar o ninho para dormir mesmo depois de já terem voado. A média é de quatro ninhadas por temporada.

Hábitos: Comum em todas as matas ciliares, matas de galeria, matas secas, cambarazais e cerradões. Utiliza os capões de vegetação e cruza áreas abertas em voos diretos a meia altura. Acostuma-se facilmente com ambientes criados pela ação humana, como jardins, pomares e áreas urbanas bem arborizadas. Canta somente na primavera, época em que acasala.

Curiosidades: É também conhecido como sabiá-barranqueira, capoeirão, sabiá-de-cabeça-cinza, sabiá-fogueteiro, sabiá-branco e sabiá-pardo.
Foto: Dario Sanches, SÃO PAULO, BRASIL, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/turdus-leucomelas

Referências

WIKIAVES. Sabiá-barranco. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/sabia-barranco. Acesso em: 23 Set. 2024.

WIKIPÉDIA. Sabiá-barranco. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabi%C3%A1-barranco. Acesso em: 11 nov. 2024.

WIKIPÉDIA. Turdus leucomelas. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Turdus_leucomelas.

Postar um comentário

0 Comentários