Sabiá-coleira

Turdus albicollis Vieillot, 1818
Família Turdidae
Tamanho: Mede cerca de 22 centímetros de comprimento.
Peso: Seu peso varia entre 50 e 55 gramas.
Habitat: Estão presente em toda a Amazônia brasileira e de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. No Nordeste é mais restrito às regiões de Mata Atlântica. Também é encontrado em quase todos os países sul americanos, com exceção do chile.
Dieta: É um pássaro onívoro, alimentando-se de frutas, insetos e pequenos invertebrados. É um importante dispersor de sementes nas florestas onde vive.
Características: Sua  garganta possui listras pretas e dependendo da posição parece que a garganta é negra. Logo abaixo vê-se um colarinho branco, que é o que lhe dá o nome popular "coleira". As penas na parte debaixo das asas e nas laterais do corpo são de cor ferrugínea, e o peito e barriga são esbranquiçados. Olhos possuem íris marrom e anel amarelo de contorno. As fêmeas adultas são um pouco maiores que os machos, mas a diferenciação sexual é principalmente pelo canto.
Reprodução: Atinge maturidade sexual aos 10 meses. Faz seu ninho semelhante ao de outros sabiás. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos azul-esverdeados com manchas marrons e pode ter de 3 a 4 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 13 dias.
Hábitos: Costumam habitar nos estratos inferior e médio de florestas úmidas e capoeiras altas, tanto nas baixadas como nas montanhas. Vivem solitários ou aos pares, pulando no chão. É um dos sabiás de mais difícil observação.

CuriosidadesTem o hábito de vocalizar bem cedo, antes do nascer do sol, um som que lembra o miado de um gato. Por este motivo, algumas pessoas o chamam de “sabiá-gato”. Também é conhecido como caraxué-coleira.


Foto: José Carlos. Museu Escola do I, UNESP, São Paulo, Brasil.

Disponível em: https://museuescola.ibb.unesp.br/images/1.sabia-coleira_Jose_Carlos_small_.jpg


Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/turdus-albicollis

Referências

WIKIAVES. Sabiá-coleira. 2022. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/sabia-coleira. Acesso em: 23 set. 2024.

AVES CATARINENSES. Sabiá-coleira. 2022. Disponível em: em: https://www.avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/207-sabia-coleira. Acesso em: 23 set. 2024.

MUSEU ESCOLA DO IB. Sabiá-coleira. Disponível em: https://museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=4&pag=57&num=29&sub=350. Acesso em: 14 nov. 2024.

Postar um comentário

0 Comentários