Turdus amaurochalinus Cabanis, 1850
Família Turdidae
Tamanho: Mede cerca de 21 centímetros.
Habitat: É comum em várias regiões da América do Sul, incluindo o Brasil. É encontrado em florestas, matas ciliares, áreas urbanas e jardins.
Dieta: Onívoro, o sabiá-poca se alimenta de frutos, insetos, vermes e pequenos invertebrados;
Características: Esta ave apresenta uma plumagem marrom-acinzentada nas partes superiores, com o peito e a barriga em tons de bege ou branco sujo e uma mancha escura entre o olho e o bico. A cabeça é mais achatada, parecendo que o bico está no mesmo plano da testa.
Reprodução: O ninho é construído em arbustos, e tem formato de tigela e utilizando raízes e fibras com acabamento de barro nas laterais. Dentro é forrado com raízes macias e onde coloca 3 a 4 ovos alongados de coloração azul-esverdeada, com algumas manchas escuras. Inicia a reprodução em agosto e o casal fica junto durante o período de incubação.
Hábitos: O sabiá-poca é especialmente conhecido por seu canto melodioso, que é mais frequente durante a época de reprodução, quando canta ao amanhecer e ao entardecer. É uma espécie bastante adaptável, sendo encontrada tanto em áreas urbanas quanto em ambientes naturais. Pousado ou no chão, possuem o característico hábito de balançar a cauda rapidamente na vertical. O piado de contato é traduzido por póca, nome tupi para barulho.
Curiosidades: É um bom dispersor de sementes das plantas que consome. Também é conhecido por bico-de-osso, sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça.
Egon Fink from Brasilien, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/Turdus-amaurochalinus
Referências
WIKIAVES. Sabiá-poca (Turdus amaurochalinus). Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/sabia-poca. Acesso em: 06 set. 2024.
WIKIPÉDIA. Sabiá-poca. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabi%C3%A1-poca. Acesso em: 29 nov. 2024.
FINK, Egon. Turdus amaurochalinus. Wikimedia commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Turdus_amaurochalinus_-_Creamy-bellied_Thrush,_Rahmbauchdrossel_(48654529968).jpg. Acesso em: 06 set. 2024.
PHOTOAVES. Sabiá-poca (Turdus amaurochalinus). Disponível em: https://photoaves.com/sabia-poca/. Acesso em: 29 nov. 2024.
0 Comentários