Tolmomyias sulphurescens (Spix, 1825)
Família Rhynchocyclidae
Tamanho: Esta ave mede aproximadamente 13 centímetros.
Habitat: Pode ser encontrado em todo o território nacional, com maior incidência na região Sul e Sudeste.
Dieta: Sua alimentação é amplamente baseada em insetos, os quais a ave captura em voos curtos e de forma acrobática.
Características: Esta ave apresenta uma cabeça acinzentada, com uma área branca ao redor e a frente dos olhos e uma região do peito e ventral de coloração amarelada.
Hábitos: É uma ave bastante ativa, até nas horas mais quentes do dia. O canto é chamativo e, depois de aprendido, fica mais fácil localizar a ave. Canta o ano inteiro, sendo que de julho a dezembro emite o chamado durante todo o dia.
Habita diferentes tipos de florestas e até mata seca e cerradão, ocasionalmente ocorre em mata ciliar em área sem inundação.
É residente o ano todo no mesmo local. Pousa em locais expostos (galhos e cipós), mas o comportamento de ficar parado à espera de uma presa passando também dificulta a localização.
Reprodução: Constrói ninhos bastante peculiares, fazendo uma "bola" com fibras negras de fungos que fica pendurada nas árvores e tem uma entrada lateral em forma de túnel virado para baixo, mais comprido do que o ninho propriamente dito. Está sempre na ponta de galhos finos e na parte baixa ou média da árvore, normalmente no interior da mata.
Pode associar seus ninhos a colônias de vespas e abelhas, para se beneficiar da agressividade dos insetos e aumentar seu sucesso reprodutivo.
Canta muito próximo ao ninho, que tem 2 ou 3 ovos são postos numa câmara situada na parte superior do ninho. A incubação é tarefa geralmente da fêmea e dura entre 17 a 19 dias. Os filhotes deixam o ninho com 22 a 24 dias de vida.
Curiosidades: Uma curiosidade sobre essa espécie é que a cor dos olhos pode indicar a fase da vida do indivíduo. Na fase juvenil, os olhos têm uma coloração marrom, enquanto na fase adulta eles se tornam cinza-claro.
Dario Sanches (São Paulo, Brasil), CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons |
Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/Tolmomyias-sulphurescens
Referências
SANCHES, Dario. Bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens). Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bico-chato-de-orelha-preta_(Tolmomyias_sulphurescens).jpg. Acesso em: 04 set. 2024.
WIKIAVES. Bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens). Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/bico-chato-de-orelha-preta. Acesso em: 04 set. de 2024.
0 Comentários