João-teneném

Synallaxis spixi Sclater, 1856

Família Furnariidae

Tamanho: Cerca de 16 centímetros.

Peso: Aproximadamente 14 gramas.

Habitat: A ave pode ser encontrada em uma ampla região do território brasileiro, estendendo-se do estado da Bahia ao Rio Grande do Sul. A espécie também pode ser encontrada em outras regiões do Sul da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. 

Dieta: Baseada amplamente em insetos e outros pequenos invertebrados, os quais podem ser encontrados no solo ou nos ramos baixos das árvores.

Características: Possui plumagem de coloração marrom com tons de cinza na região do peito, as costas e parte do abdômen são marrom-pardas, possui um topete e parte das asas de cor ferrugem e uma mancha preta na garganta 

Hábitos: Costuma pular ou empoleirar-se na vegetação para cantar. Habita áreas de campo e vegetação, como regiões arbustivas e bordas de florestas, além de poder viver em áreas próximas a assentamentos humanos..

Reprodução: Faz o ninho com no interior de moitas usando um amontoado denso e comprido de gravetos. Põe até três ovos de cor clara, suja.

Curiosidades: É facilmente reconhecido pelo seu canto - “bentereré, bentereré…”, lembrando “joão-teneném”, emitida várias vezes. Também pode ser conhecido como bentererê, guampiriri, joão-tiriri e sete-panelinha.
Hector Bottai, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons


Referências

BOTTAI, Hector. Synallaxis spixi. Wikimedia Commons disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Synallaxis_spixi_-_Chicli_Spinetail;_Bertioga,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil.jpg. Acesso em: 27 ago. 2024.

WIKIAVES. Synallaxis Spixi. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/joao-tenenem. Acesso em: 27 ago. 2024.

Postar um comentário

0 Comentários