Pichororé

Synallaxis ruficapilla Vieillot, 1819

Família Furnariidae

Tamanho: Mede entre 13 e 17 cm.

Peso: Pesa em torno de 12 a 16 g.

Habitat: Ocorre principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, além de estar presente em algumas áreas do Paraguai e Argentina. Possui registros raros no nordeste  (https://www.gbif.org/pt/species/2484985).

Dieta: Invertebrados, no geral insetos e outros artrópodes, além de algumas espécies de moluscos.

Características: O pichororé, quando adulto, destaca-se por sua coroa de tonalidade castanho-avermelhada brilhante, que contrasta com uma sobrancelha amarelada e faces marrom-acinzentadas. A parte dorsal e marrom e a inferior acinzentada. As asas têm uma coloração castanha, e sua garganta é prateada. A cauda pontiaguda, característica das espécies do gênero Synallaxis, é um pouco mais curta do que em outras espécies do gênero

Hábitos: A ave geralmente está associada a regiões de mata úmida, como a Mata Atlântica, e matas mesófilas. Vive na mata fechada, mas pode ocupar serrados e matas secas onde saltita pelo solo.

Reprodução: Seu ninho é um amontoado de gravetos, e geralmente possui peles de cobras ou lagartos em seu interior.

Curiosidades: O canto é bem distinto, uma série nasal de notas tremidas “prrr”, seguido de estridente “Dje”, como “prrrDje-prrrDje.

Dario Sanches (São Paulo, Brasil), CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/Synallaxis-ruficapilla

Referências

GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY (GBIF). Synallaxis ruficapilla Vieillot, 1819. Disponível em: https://www.gbif.org/pt/species/2484985. Acesso em: 7 dez. 2023.

SANCHES, Dario. Synallaxis ruficapilla. Wikimedia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Synallaxis_ruficapilla_-Sitio_Arapongal,_Registro,_Sao_Paulo,_Brasil-8.jpg. Acesso em: 30 ago. 2024.

WIKIAVES. Pichororé. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/pichorore. Acesso em: 30 ago. 2024.

Postar um comentário

0 Comentários