Caramujo-peludo

Cymatium parthenopeum (Salis Marschlins, 1793)

Reino: Animalia (Metazoa)
Filo: Mollusca 
Classe: Gastropoda
Ordem: Littorinimorpha
Família: Cymatiidae

Características
O Cymatium parthenopeum, ou caramujo-peludo, é um molusco marinho caracterizado por sua concha única e revestida por filamentos. A concha e os filamentos apresentam variação de cores da concha, desde tons claros até marrom escuro, podendo ser lisos ou apresentar manchas e listras.
O peso total varia entre 25 e 35 g na fase adulta e o comprimento da espira tem, em média, entre 3 e 8 cm.
Durante sua fase larval, que pode durar, em média, 10 meses, o caramujo-peludo apresenta características morfológicas diferentes do adulto, as quais são essenciais para sua dispersão e desenvolvimento.

Foto: Animalia.bio.


Distribuição e habitat

O caramujo-peludo presenta uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrado em diversos oceanos do planeta, como o Oceano Índico, o Pacífico e o Atlântico, incluindo o Mar Mediterrâneo, porém essa espécie prefere águas mais quentes (https://www.gbif.org/pt/species/5192621), sendo encontrado tanto em águas rasas quanto em áreas de profundidade moderada.
No Brasil, sua presença é registrada ao longo de todo o litoral, com maior frequência nas regiões Sudeste e Sul.
 

Hábitos

Trata-se de um predador especializado em caçar presas com carapaças duras, como ostras, ouriços-do-mar e diversos tipos de moluscos. Sua estratégia de caça é bastante eficiente e, após localizar a presa, ele utiliza sua rádula, que é uma espécie de língua raladora, para perfurar a carapaça e injetar um veneno paralisante. Essa adaptação permite que ele se alimente de forma segura, evitando a competição com outros predadores.
Além disso, o caramujo-peludo demonstra um comportamento adaptativo, caçando em horários em que seus próprios predadores são menos ativos, predominantemente no período noturno, o que aumenta suas chances de sobrevivência e garante o sucesso reprodutivo da espécie.

Reprodução
Apresenta um ciclo reprodutivo bem adaptado ao ambiente marinhoA fertilização interna, a incubação prolongada dos ovos em cápsulas protetoras e o longo período larval com a possibilidade de retardar a metamorfose são características que garantem uma alta taxa de sobrevivência e ampla dispersão da espécie, favorecendo sua colonização em diversos habitats marinhos.

Curiosidades
O caramujo-peludo é também conhecido como búzio-peludo e tritone-napolitano, sendo um molusco marinho que desempenha um papel crucial nos ecossistemas marinhos, ajudando a controlar as populações de outras espécies.
Contudo, por ser uma espécie invasora em algumas áreas, pode causar prejuízos ecológicos e econômicos, especialmente aos produtores de ostras (maricultores ou ostreicultores).

Referências

FIGUEIREDO, P. C.; ROSSO, P. A interação entre Cymatium parthenopeum (Von Salis, 1793) e Crassostrea gigas (Thunberg, 1795) em cultivo comercial, no Ribeirão da Ilha, Florianópolis, Santa Catarina. Biodiversidade e Conservação Marinha (Revista CEPSul), v. 2 n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/index.php/cepsul/article/view/301. Acesso em: 7 dez. 2023. 

GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY (GBIF). Cymatium parthenopeum (Salis Marschlins, 1793). Disponível em: https://www.gbif.org/pt/species/5192621. Acesso em: 7 dez. 2023.

COUTO F.R. Reprodução e ciclo de vida do caramujo Cymatium (Monoplex) parthenopeum (von salis, 1793): um predador da ostra de cultivo Crassostrea gigas (Thunberg, 1795). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrarias,. 1998.

Postar um comentário

0 Comentários