Jequitiranaboia

Fulgora laternaria (Linnaeus, 1758)

Reino: Animalia (Metazoa)
Filo: Arthropoda 
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera 
Família: Fulgoridae

Características
Fulgora laternaria, conhecida como jequitiranaboia, é  uma cigarra conhecida pelo formato de sua cabeça que, vista de lado, lembra a de um jacaré. Ela pode medir cerca de 10 cm de comprimento e 12 cm de envergadura. Sua coloração é esverdeada, com detalhes em marrom, preto, branco e amarelo, o que pode deixar com uma aparência semelhante à de uma cobra. Possui dois pares de asas, e os desenhos no segundo par se assemelham aos olhos de uma coruja.
Vista dorsal

Vista ventral
Foto: Arquivos do Projeto Coleções Zoológicas, IFSC Câmpus Criciúma, 2025.

Distribuição e habitat
A jequitiranaboia é encontrada nas florestas da Américas Central e do Sul. No Brasil está presente em quase todo território, principalmente na Amazônia.

Hábitos e dieta
São mais ativas à noite e pela manhã costumam descansar camufladas no tronco das árvores. Seu alimento é principalmente néctar das flores e seiva de vegetais.

Reprodução
Machos e fêmeas não apresentam dimorfismo sexual.

Curiosidades
Em diversas regiões do país, existe uma lenda que acredita-se que o animal seja portador de um veneno mortal, capaz de ressecar não apenas as árvores das quais se alimenta, mas também os seres humanos que, porventura, recebam uma picada ao manuseá-lo de forma errada.

Referências

ANIMALIA. Fulgora laternaria (Linnaeus, 1758). Disponível em: https://animalia.bio/pt/fulgora-laternaria. Acesso em: 24 mar. 2025.


BUTANTAN. Jequitiranaboia, prima da cigarra: essa esquisitona das matas tem cara de jacaré, cor de serpente e asas com olho de coruja. Disponível em: https://butantan.gov.br/bubutantan/jequitiranaboia-prima-da-cigarra-essa-esquisitona-das-matas-tem-cara-de-jacare-cor-de-serpente-e-asas-com-olho-de-coruja. Acesso em: 24 mar. 2025.


GBIF. Fulgora laternaria (Linnaeus, 1758). Disponível em: https://www.gbif.org/pt/species/5158022. Acesso em: 24 mar. 2025.






Postar um comentário

0 Comentários