Aranhas brasileiras

Aranhas brasileiras

Reino: Animalia (Metazoa)
Filo: Arthropoda 

Classe: Chelicerata 

Ordem: Araneae 

 

Características

As aranhas são animais invertebrados que possuem o corpo dividido em duas partes principais: o cefalotórax e o abdômen. Elas têm oito pernas, dois pedipalpos e não apresentam antenas. Uma característica marcante é a capacidade de produzir seda.

Atualmente, são conhecidas mais de 48 mil espécies de aranhas em todo o mundo, sendo que mais de 4.500 delas estão registradas no Brasil.

As aranhas são divididas em duas subordens principais:

Opisthothelae: é a subordem mais comum e diversificada, incluindo as caranguejeiras e as aranhas consideradas modernas.

Mesothelae: inclui apenas a família Liphistiidae, composta por aranhas asiáticas raras e pouco observadas.

Foto: Arquivos do Projeto Coleção Zoológica, IFSC Câmpus Criciúma, 2025.

Distribuição e Habitat

As aranhas estão naturalmente distribuídas em todos os continentes, com exceção da Antártida, e podem ser encontradas em praticamente todos os tipos de habitat terrestre.

No Brasil, algumas espécies venenosas exigem atenção especial, pois oferecem riscos à saúde. Entre as mais conhecidas, destacam-se:

  • Armadeira (Phoneutria sp.): Comum nas regiões Sul e Sudeste. Tem coloração marrom com manchas escuras e é conhecida por adotar uma postura agressiva ao se sentir ameaçada, levantando as patas dianteiras.
  • Aranha-marrom (Loxosceles sp.): Presente em quase todo o território brasileiro, mas mais frequente no Sul e Sudeste, especialmente no Paraná. Tem coloração marrom que pode variar do claro ao escuro e costuma se esconder em locais escuros e pouco movimentados, como dentro de sapatos, atrás de quadros ou em armários.
  • Viúva-negra (Latrodectus sp.): Mais comum no Nordeste, principalmente na Bahia. É uma aranha pequena, com corpo preto e brilhante, e possui uma mancha vermelha ou alaranjada na parte inferior do abdômen. Tem hábitos noturnos e vive, geralmente, em locais secos e escuros, como galpões, pilhas de madeira ou entulhos.


Hábitos e Dieta

As aranhas são predadoras generalistas, isto é, sua dieta é bastante variada. Alimentam-se principalmente de insetos e outros invertebrados, mas algumas espécies maiores, como certas caranguejeiras, podem capturar pequenos vertebrados, como pássaros ou roedores.

Reprodução
O processo reprodutivo começa quando o macho tece uma teia especial, chamada teia espermática, onde deposita o esperma. Depois, ele o transfere para a fêmea por meio de seus pedipalpos.

Curiosidades
Embora todas as aranhas produzem seda, nem todas são capazes de construir teias.
Outra curiosidade surpreendente é que, em algumas espécies, os filhotes mais fortes se alimentam de seus irmãos logo após o nascimento.
A espécie de aranha mais corpulenta é a Theraphosa blondi, que chega a medir até 20 cm de envergadura, e a menor é a Patu digua, nativa da Colômbia, que tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Cuidados com as aranhas
Para evitar a presença e a proliferação de aranhas em ambientes domésticos, é importante seguir algumas recomendações:
  • Manter limpos e organizados quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando o acúmulo de folhas, lixo, entulho, telhas, tijolos ou madeiras;
  • Realizar a limpeza e poda regular da vegetação em terrenos;
  • Não acumular entulho ou materiais de construção desnecessariamente;
  • Usar luvas de couro e calçados fechados ao manusear materiais de construção ou objetos abandonados;
  • Rebocar paredes e muros, eliminando vãos e frestas;
  • Vedar as soleiras das portas com rolos de areia ou outros materiais adequados;
  • Manter o lixo acondicionado em recipientes fechados, evitando a presença de baratas e outros insetos que servem de alimento para as aranhas;
  • Verificar roupas, calçados e toalhas antes de usá-los.

Referências


BIODIVERSITY4ALL. Araneae. Disponível em: https://www.biodiversity4all.org/taxa/47118-Araneae. Acesso em: 19 maio 2025.


BRASIL ESCOLA. Aranha. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/aranha.htm. Acesso em: 19 maio 2025.


UOL VIVA BEM. Aranhas em casa: como identificar espécies e se proteger de picadas. 8 abr. 2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/04/08/aranhas-em-casa-como-identificar-especies-e-se-proteger-de-picadas.htm. Acesso em: 19 maio 2025.


PREFEITURA DE SÃO PAULO. Animais sinantrópicos: Aranhas. Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/4470. Acesso em: 19 maio 2025.


CENTRO DE INFORMAÇÕES E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA DE SANTA CATARINA (CIATOX). Aranhas. Disponível em: https://ciatox.saude.sc.gov.br/index.php/servicos/agentes-toxicos/animais-peconhentos/aranhas.html. Acesso em: 19 maio 2025.


BRASIL ESCOLA. Acasalamento de escorpiões e aranhas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/acasalamento-escorpioes-aranhas.htm. Acesso em: 19 maio 202



Postar um comentário

0 Comentários