Rola-Bosta
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Subfamília: Scarabaeinae
Nome popular: Rola-bosta
Características
Esses insetos possuem o corpo resistente, dividido em cabeça, tórax e abdômen, com um par de antenas curtas, um par de asas endurecidas (élitros) e um par de asas membranosas. A coloração é variada, indo de tons escuros até metálicos e listrados. Podem ser bem pequenos ou medir até 16 cm.
Distribuição e habitat
Estão distribuídos em todo o Brasil e em outras regiões tropicais e subtropicais do mundo. Habitam diversos ecossistemas, como florestas, cerrados, campos e áreas agrícolas.
Hábitos e dieta
São diurnos e, n maioria das espécies, se alimentam de fezes de mamíferos, como ruminantes e carnívoros. Algumas espécies também consomem carcaças em decomposição, fungos, frutas e matéria orgânica vegetal em decomposição.
Reprodução
Em algumas espécies, há dimorfismo sexual: os machos possuem chifres grandes, enquanto as fêmeas têm chifres menores ou não os apresentam. Após a cópula, que dura cerca de 30 minutos, a fêmea transforma a bola de fezes em uma bola-ninho com formato de gota, criando uma câmara interna onde deposita o ovo. As larvas se alimentam do material orgânico presente nessa bola.
Estes insetos passam por metamorfose completa, com as fases de ovo, larva, pupa e adulto, e seu tempo de vida varia de alguns meses a alguns anos.
Curiosidades
Esses insetos desempenham um papel ecológico fundamental, contribuindo para a ciclagem de nutrientes, a dispersão de sementes e o controle de parasitas. Além disso, funcionam como bioindicadores da qualidade ambiental.
No Antigo Egito, eram considerados sagrados, simbolizando a criação e o renascimento.
Um dado impressionante é que uma bola de fezes pode atingir até 1.141 vezes o peso do besouro que a empurra.
SOUZA, Caroline. Besouro conhecido como rola-bosta ganha destaque nas telas e nas pesquisas. Portal UFLA, Lavras, 15 ago. 2019. Disponível em: https://ufla.br/noticias/pesquisa/13164-besouro-conhecido-como-rola-bosta-ganha-destaque-nas-telas-e-nas-pesquisas. Acesso em: 12 maio 2025.
INSTITUTO BUTANTAN. Besouro vive em meio a fezes para proteger suas larvas. 2023. Disponível em: https://butantan.gov.br/bubutantan/besouro-vive-em-meio-a-fezes-para-proteger-suas-larvas. Acesso em: 12 maio 2025.
BASTOS, A.; SCOPINHO, B. A.; AMORELLI, L.. Saiba o que é e a importância do rola-bosta, guardião de ecossistemas que corre perigo. NSC Total, Florianópolis, 24 nov. 2024. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/saiba-o-que-e-e-a-importancia-do-rola-bosta-guardiao-de-ecossistemas-que-corre-perigo. Acesso em: 12 maio 2025.
SANTOS, I. M. Besouro-rola-bosta: um parceiro do equilíbrio ambiental. Brasília: Embrapa, 2023. 51 p. (Amigos da Natureza, v. 3). Ilustração: Ana Szerman. ISBN 978-65-89957-77-5. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1154422/1/2023-Besouro-rola-bosta.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.
0 Comentários