Tabebuia heptaphylla (Vellozo) Toledo
Família Bignoniaceae
O ipê-roxo-sete-folhas, também conhecido como ipê-roxo, ipê-rosa e pau-d'arco-roxo, entre outros nomes regionais, é uma espécie que ocorre em formações abertas da floresta pluvial do alto da encosta atlântica, ocorrendo naturalmente do Maranhão até o Rio Grande do Sul. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Rio Paraná.
Desempenha um papel importante em diversos ecossistemas, incluindo a Mata Atlântica e o Cerrado, e sua presença influencia a biodiversidade e o equilíbrio ambiental. A queda das folhas ocorre no final do inverno, a floração, inicia-se logo após, estendendo-se pela primavera.
![]() |
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/ipe-roxo. |
O processo reprodutivo inicia entre 4 e 7 anos de idade e pode ser considerada uma árvore grande, chegando aos 30 metros de altura.
As flores podem variar na sua coloração, desde magenta a uma tonalidade vermelho-arroxeadas cobrindo toda a copa que está sem suas folhas durante o período de floração.
![]() |
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/ipe-roxo. |
Os frutos do ipê-roxo-sete-folhas são cápsulas alongadas (vagens), que podem variar de 9 a 47 centímetros de comprimento, de superfície lisa, estriada, e coloração escura quando maduras.
A maturação dos frutos acontece entre setembro e outubro, podendo variar dependendo da região. As sementes são aladas, o que possibilita a sua dispersão pelo vento.
Cultivo
0 Comentários