O araçá-amarelo, também conhecido como araçá-de-comer e araçá-da-praia, entre outros nomes regionais, é espécie típica das regiões pluviais da Mata Atlântica e ocorre desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.
É encontrado, principalmente, nas cabeceiras de várzeas e nascentes de ribeirões e nas serras de altitude onde o solo é bastante úmido, mas também ocorre próximo à regiões litorâneas, como restingas litorâneas situadas em terrenos úmidos e nos campos sujos e capoeiras úmidas de regiões de altitude.
É considerada uma planta arbustiva ou árvore pequena, e tem em média de 3 a 6 m de altura. Seu caule é tortuoso, com 15 a 25 cm de diâmetro, a casca lisa e descama em placas finas e irregulares.
Suas folhas são perenes, mas a planta pode perder parte delas durante o inverno.
![]() |
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/araca-amarelo. |
O araçá floresce de junho a dezembro e os frutos amadurecem de setembro até março.
Os frutos do araçá são em forma de baga globosa, com 1 a 3 cm de diâmetro, polpa suculenta e adocicada e sementes duras, que variam entre 22-250 por fruto. Estes frutos são comestíveis e muito apreciados para consumo ao natural, mas também são muito procurados por várias espécies de pássaros.
![]() |
Fonte: Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI). Disponível em: https://apremavi.org.br/araca-amarelo-alimento-garantido-para-os-bichos. |
A árvore é muito cultivada em pomares domésticos e também como planta ornamental. Também é útil o plantio em áreas degradadas, pois atrai a fauna.
Os araçás gostam de solos levemente arenosos e permeáveis e ricos em matéria orgânica, mas a planta adapta-se bem a outros tipos de solos, desde que bem drenados. Também podem ser plantados em solos que sofram curtos períodos de encharcamento, mas não em solos muito encharcados.
Semeadura e Germinação
Coloque até quatro (4) sementes por cova a 1 cm de profundidade, regue em seguida. Aconselha-se a fazer o plantio em vaso ou outro recipiente temporário e depois transplantar para o local definitivo.
A germinação ocorre de forma lenta, podendo levar 40 dias caso as condições de temperatura e umidade não sejam ideais.
Transplante das mudas
Transplante as mudas para o local definitivo quando elas atingirem entre 50 e 60 cm de altura. Procure transplantar para um local com sol pleno (mínimo 6 horas diárias) ou meia-sombra.
Faça uma cova com 50 cm de profundidade e de largura e deixe um espaço entre as plantas (4 a 6 m). Adube a cova com fertilizante orgânico (terra de compostagem).
O araçá-amarelo tem crescimento lento, entre 30 a 50 cm/ano nos primeiros anos e a planta pode durar 30 anos ou mais em condições ideais.
Referências
IBF Florestas – Instituto Brasileiro de Florestas. Araçá Amarelo (Psidium cattleyanum). Lista de Espécies Nativas – IBF Florestas. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/araca-amarelo. Acesso em: 14 ago. 2025.
ASSOCIAÇÃO DE PRESERVVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA (APREMAVI). Araçá-amarelo, alimento garantido para os bichos!. Disponível em: https://apremavi.org.br/araca-amarelo-alimento-garantido-para-os-bichos. Acesso em: 14 ago. 2025.
0 Comentários