IPÊ-BRANCO

Tabebuia roseoalba (Ridley) Sandwith

Família Bignoniaceae

O ipê-branco, também conhecido como ipê-branco-do-cerrado ou ipê-rosa, dentre outros nomes regionais, é muito comum nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas raramente encontrada na Caatinga do nordeste brasileiro.

É considerada uma árvore de pequeno a médio porte, podendo variar de 7 a 16 metros de altura. Possui tronco reto e cilíndrico, com diâmetro de 40 a 50 cm, e casca rugosa de cor cinza-clara.

Sua madeira é bastante resistente e durável, sendo utilizada em assoalhos, vigamentos, esquadrias, móveis e outras aplicações na construção.

Fonte: Mondini Plantas
Disponível em: https://loja.mondiniplantas.com.br/ipe-branco 

Suas flores são grandes, em formato de trompete, brancas ou levemente rosadas, com cálice acastanhado. Seus frutos possuem a forma de cápsulas arredondadas, longas e finas, contendo sementes aladas. 

A floração ocorre principalmente entre agosto e outubro, quando perde suas folhas, evidenciando as flores. A frutificação ocorre logo após a floração, a partir de outubro, quando os frutos amadurecem e se abrem, liberando suas sementes.

É considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), podendo ser ingerida em diversas preparações culinárias.

Fonte: Click Mudas
Disponível em: https://www.clickmudas.com.br/mudas/ipe-branco

Cultivo

O ipê-branco tem preferência por solos bem drenados, mas não encharcados, e ricos em matéria orgânica, desenvolvendo-se bem em climas quentes e úmidos e necessitando de pleno sol para um bom desenvolvimento.

É uma espécie decídua, heliófita e seletiva xerófila, ocorrendo em áreas de floresta semidecídua, como afloramentos rochosos e calcários.

Semeadura e germinação

Coloque uma (1) ou duas (2) sementes por cova a uma (1) ou dois (2) cm de profundidade, cubra com substrato orgânico e regue em seguida. De preferência para semear em um vaso ou recipiente temporário.

A germinação das sementes ocorre geralmente de 7 a 20 dias. Em condições favoráveis poderá germinar em até 5 dias e em condições menos favoráveis pode demorar mais de duas semanas.

Transplante de mudas

O transplante de mudas pode ser feito para o local definitivo com 4 meses após a germinação das sementes ou com a muda já estabelecida (50 a 60 cm de altura).

Faça uma cova de 40 cm de largura por 80 cm de profundidade, adicione substrato orgânico à cova, coloque a muda e cubra com mais substrato. Regue logo em seguida. A rega deverá ser feita uma vez por semana no primeiro mês, e a cada duas semanas quando a árvore se estabelecer.

Em geral, o ipê-branco vive de 5 a 20 anos, mas poderá viver mais em condições ideais.


Referências


PET‑Farmácia. Ipê‑roxo: versão simplificada (3). João Pessoa: Programa de Educação Tutorial de Farmácia, Universidade Federal da Paraíba, 2023. 6 p. Disponível em: https://www.ufpb.br/petfarmacia/contents/documentos/conversando‑planta‑em‑evidencia‑2023/ipe‑roxo‑versao‑simplificada‑3.pdf. Acesso em: 13 ago. 2025.


INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS – IBF. Ipê‑branco [página de internet]. Sem local, sem data. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/tag/ipe-branco. Acesso em: 13 ago. 2025.

Postar um comentário

0 Comentários