Nossa história


A história do projeto de extensão
Na trilha do desenvolvimento sustentável
começou em 2014 com o desenvolvimento do projeto
"Áreas verdes urbanas: espaços de educação ambiental e científica".

No projeto "Áreas verdes urbanas", apoiado pelo Edital APROEX/PROEX/IFSC nº 01/2014, tinha como objetivo valorizar e utilizar a área verde do IFSC Câmpus Criciúma em atividades de extensão, ensino e pesquisa. 

Durante a execução foram realizados estudos sobre a importância das áreas verdes urbanas e o desenvolvimento sustentável e sobre técnicas de construção de trilhas ecológicas e herborização. Este foi o ponto de partida para a criação de uma trilha ecológica na área verde do Câmpus Criciúma com a finalidade de realizar atividade de educação ambiental junto a estudantes de escolas da região e do IFSC.
Visão geral da área verde do IFSC Câmpus Criciúma.

 Trilha ecológica com delimitação por estacas e cordas.

Banco de mudas encontrado no interior da área verde.

Elementos educativos instalados ao longo da trilha.

           Exsicatas com amostra das espécies vegetais encontradas ao longo da trilha.

           Plantio de espécies nativas pelos participantes das atividades do projeto.

No ano de 2015 foram realizadas atividades no âmbito do projeto de extensão "Na Trilha da Saúde”, apoiado pelo Edital APROEX/PROEX/IFSC nº 01/2015. Veja mais um pouco desta história acessando o link abaixo.


Após interrupção das atividades em 2016 e início de 2017, a ideia foi retomada na segunda metade de 2017 com atividades na trilha em cursos de formação continuada para professores de escolas públicas nas áreas de biologia e geografia e em um curso de curta duração na área de gestão ambiental. 
Professores de Biologia da Rede Estadual de Educação durante o Curso de Formação Continuada.

Professores de Biologia da Rede Estadual de Educação durante o Curso de Formação Continuada.

Em 2018, o projeto recebeu nome de Na trilha do desenvolvimento sustentávelé passou a ter como atividade principal a realização de atividades de Educação Ambiental com estudantes e professores de escolas públicas das redes municipal e estadual da região, além da realização de atividades de ensino com a comunidade interna.

Para isto e realizada continuamente a manutenção da trilha ecológica e a produção e revisão materiais didáticos físicos (jogos de tabuleiro) e virtuais (jogos e vídeos, com a objetivo de contribuir para que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

Desde 2018 o projeto vem sendo apoiado continuamente pelo IFSC por meio dos Editais APROEX/IFSC. Em 2024, o projeto está na sétima edição com o título Na trilha do desenvolvimento sustentável

Ao longo deste tempo de execução o projeto atendeu diretamente 3.578 participantes diretos nas atividades de extensão e ensino, entre estudantes e professores de escolas públicas e privadas da região e colaboradores de uma empresa privada, além dos estudantes, servidores e colaboradores terceirizados do IFSC Câmpus Criciúma.

O projeto também conta, deste 2018, com um blog, hospedado em https://trilhaifsc.blogspot.com, e com mais de 28.000 visitas. Em 2022 foi criado o Instagram @trilhaifsc, que possui 304 seguidores, 41 publicações e mais de 14.500 visualizações em seus 16 reels.


Histórico de participantes e das equipes projeto


2014 - Áreas verdes urbanas: espaços de educação ambiental e científica
Participantes: 250
Docentes: Gilberto Tonetto e Pedro Rosso
Discentes: Gabriel Corrêa Zilli e Emanuel da Silva Rosa


2015 - Na trilha da saúde
Participantes: 130Docentes: Leandro Almeida da Silva (Coordenador do projeto em razão do afastamento do Pedro), Gilberto Tonetto, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Rodrigo Machado e Pedro Rosso
Discentes: Gabriel Corrêa Zilli, Emanuel Silva da Rosa, Gabrieli Martins da Silva e Maria Eduarda de Freitas Schütz


2018 - Na trilha do desenvolvimento sustentável
Participantes: 462
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga e Gilberto Tonetto
Discentes: Dyenifer Martins Barbosa, Everton Sandrini Ghisi, Julia Fernandes Pereira, Julio Gabriel Vitali Nunes


2019 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano II
Participantes: 444
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Iuri Sônego Cardoso e Gilberto Tonetto
Discentes: Guilherme Ferreira de Jesus; Renata Trombin de Araújo e Milena Cristina Symonek da Cruz


2020 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano III
Participantes: só visitas ao blog
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá e Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga
Discentes: Anderson Henrique Kautzmann, Jussara Jeanne Corrêa de Araújo e Renata Trombin de Araújo


2021 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano IV
Participantes: só visitas ao blog
Docentes: Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza e Pedro Rosso
Discentes: Adriana Silva Melo, Gabriel Ricardo Luiz e Guilherme Vicente Pacheco


2022 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano V - Reconexões com a natureza
Participantes: 1069
Docentes: Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza e Pedro Rosso
Discentes: Fernanda Cesconetto, Gander Matheus Moura Gonçalves de Araujo, Jhonathan da Silva Mendes e Pedro Henrique Manzoni


2023 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano VI - Ampliando horizontes
Participantes: 914
Docentes: Erica Mastella Benincá, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza, Pedro Rosso, Fernando Rodrigues dos Santos e Thereza de Almeida Garbelotto
Discentes: Fernanda Cesconetto, Gander Matheus Moura Gonçalves de Araujo, Jhonathan da Silva Mendes e Pedro Henrique Manzoni


2024 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano VII - Polinizando saberes
Participantes: 309 (até 15/09/2024)
Docentes: Erica Mastella Benincá, Fernando Rodrigues dos Santos, Pedro Rosso e Gilberto Tonetto
Discentes: Fernanda Cesconetto, Luiz Felipe Rocha de Zorzi, Davi Serafim dos Santos, Pedro Gabriel Cavalcante e Augusto Cesar Reinert da Rosa

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