A história do projeto de extensão
“Na trilha do desenvolvimento sustentável”
começou em 2014 com o desenvolvimento do projeto
"Áreas verdes urbanas: espaços de educação ambiental e científica".
No projeto "Áreas verdes urbanas", apoiado pelo Edital APROEX/PROEX/IFSC nº 01/2014, tinha como objetivo valorizar e utilizar a área verde do IFSC Câmpus Criciúma em atividades de extensão, ensino e pesquisa.
Durante a execução foram realizados estudos sobre a importância das áreas verdes urbanas e o desenvolvimento sustentável e sobre técnicas de construção de trilhas ecológicas e herborização. Este foi o ponto de partida para a criação de uma trilha ecológica na área verde do Câmpus Criciúma com a finalidade de realizar atividade de educação ambiental junto a estudantes de escolas da região e do IFSC.
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Visão geral da área verde do IFSC Câmpus Criciúma.
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Trilha ecológica com delimitação por estacas e cordas.
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Banco de mudas encontrado no interior da área verde.
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Elementos educativos instalados ao longo da trilha.
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Exsicatas com amostra das espécies vegetais encontradas ao longo da trilha.
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Plantio de espécies nativas pelos participantes das atividades do projeto.
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No ano de 2015 foram realizadas atividades no âmbito do projeto de extensão "Na Trilha da Saúde”, apoiado pelo Edital APROEX/PROEX/IFSC nº 01/2015. Veja mais um pouco desta história acessando o link abaixo.
Após interrupção das atividades em 2016 e início de 2017, a ideia foi retomada na segunda metade de 2017 com atividades na trilha em cursos de formação continuada para professores de escolas públicas nas áreas de biologia e geografia e em um curso de curta duração na área de gestão ambiental.
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Professores de Biologia da Rede Estadual de Educação durante o Curso de Formação Continuada. |
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Professores de Biologia da Rede Estadual de Educação durante o Curso de Formação Continuada. |
Em 2018, o projeto recebeu nome de “Na trilha do desenvolvimento sustentável” é passou a ter como atividade principal a realização de atividades de Educação Ambiental com estudantes e professores de escolas públicas das redes municipal e estadual da região, além da realização de atividades de ensino com a comunidade interna.
Para isto e realizada continuamente a manutenção da trilha ecológica e a produção e revisão materiais didáticos físicos (jogos de tabuleiro) e virtuais (jogos e vídeos, com a objetivo de contribuir para que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
Desde 2018 o projeto vem sendo apoiado continuamente pelo IFSC por meio dos Editais APROEX/IFSC. Em 2024, o projeto está na sétima edição com o título “Na trilha do desenvolvimento sustentável”
Ao longo deste tempo de execução o projeto atendeu diretamente 3.578 participantes diretos nas atividades de extensão e ensino, entre estudantes e professores de escolas públicas e privadas da região e colaboradores de uma empresa privada, além dos estudantes, servidores e colaboradores terceirizados do IFSC Câmpus Criciúma.
O projeto também conta, deste 2018, com um blog, hospedado em https://trilhaifsc.blogspot.com, e com mais de 28.000 visitas. Em 2022 foi criado o Instagram @trilhaifsc, que possui 304 seguidores, 41 publicações e mais de 14.500 visualizações em seus 16 reels.
Histórico de participantes e das equipes projeto
2014 - Áreas verdes urbanas: espaços de educação ambiental e científica
Participantes: 250
Docentes: Gilberto Tonetto e Pedro Rosso
Discentes: Gabriel Corrêa Zilli e Emanuel da Silva Rosa
2015 - Na trilha da saúde
Participantes: 130Docentes: Leandro Almeida da Silva (Coordenador do projeto em razão do afastamento do Pedro), Gilberto Tonetto, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Rodrigo Machado e Pedro Rosso
Discentes: Gabriel Corrêa Zilli, Emanuel Silva da Rosa, Gabrieli Martins da Silva e Maria Eduarda de Freitas Schütz
2018 - Na trilha do desenvolvimento sustentável
Participantes: 462
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga e Gilberto Tonetto
Discentes: Dyenifer Martins Barbosa, Everton Sandrini Ghisi, Julia Fernandes Pereira, Julio Gabriel Vitali Nunes
2019 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano II
Participantes: 444
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Iuri Sônego Cardoso e Gilberto Tonetto
Discentes: Guilherme Ferreira de Jesus; Renata Trombin de Araújo e Milena Cristina Symonek da Cruz
2020 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano III
Participantes: só visitas ao blog
Docentes: Pedro Rosso, Erica Mastella Benincá e Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga
Discentes: Anderson Henrique Kautzmann, Jussara Jeanne Corrêa de Araújo e Renata Trombin de Araújo
2021 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano IV
Participantes: só visitas ao blog
Docentes: Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza e Pedro Rosso
Discentes: Adriana Silva Melo, Gabriel Ricardo Luiz e Guilherme Vicente Pacheco
2022 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano V - Reconexões com a natureza
Participantes: 1069
Docentes: Erica Mastella Benincá, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza e Pedro Rosso
Discentes: Fernanda Cesconetto, Gander Matheus Moura Gonçalves de Araujo, Jhonathan da Silva Mendes e Pedro Henrique Manzoni
2023 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano VI - Ampliando horizontes
Participantes: 914
Docentes: Erica Mastella Benincá, Gilberto Tonetto, Michele Alda Rosso Guizzo de Souza, Pedro Rosso, Fernando
Rodrigues dos Santos e Thereza de Almeida Garbelotto
Discentes: Fernanda Cesconetto, Gander Matheus Moura Gonçalves de Araujo, Jhonathan da Silva Mendes e Pedro Henrique Manzoni
2024 - Na trilha do desenvolvimento sustentável - Ano VII - Polinizando saberes
Participantes: 309 (até 15/09/2024)
Docentes: Erica Mastella Benincá, Fernando Rodrigues dos Santos, Pedro Rosso e Gilberto Tonetto
Discentes: Fernanda Cesconetto, Luiz Felipe Rocha de Zorzi, Davi Serafim dos Santos, Pedro Gabriel Cavalcante e Augusto Cesar Reinert da Rosa
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