CANELA GUAICÁ

Ocotea puberula (Rich.) Ness
Família Lauraceae


A canela-guaicá é uma árvore nativa brasileira, com ocorrência nas regiões da Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica. A planta chega a alcançar 25 metros de altura e seus frutos de cor negra, quando maduros, são consumidos pela avifauna, assim, dispersando as suas sementes.

A parte interna do caule e a casca são utilizadas pelos índios para o tratamento de furúnculo e o chá da planta atua no combate a diarreias e disenterias.

A canela guaicá é indicada para plantio misto de áreas degradadas por ser uma espécie pioneira e produzir grande quantidade de sementes. Também pode ser utilizada na arborização urbana em locais onde não tenha a presença de rede elétrica.

A madeira foi muito empregada na construção de forros, carrocerias, móveis simples e caixotaria.

Curiosidades: A madeira essa espécie é utilizada na construção de instrumentos musicais pelos índios Guarani presentes na Argentina.


Referências
Texto: FLORASBS. Ocotea puberula - Canela-guaicá. 2019. Disponível em: <https://sites.google.com/site/florasbs/lauraceae/canela-guaica>. Acesso em: 06 maio 2019.
Imagem: GIEHL, Eduardo Luís Hettwer. Ocotea puberula (Rich.) Nees. 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=850>. Acesso em: 02 maio 2019.

Postar um comentário

0 Comentários