SABIÁ-LARANJEIRA

Turdus rufiventris Vieillot, 1818

Família Turdidae



Tamanho: Mede entre 23 e 25 centímetros.

Peso: Seu peso varia de acordo com o sexo, os machos pesam em torno de 68 gramas, enquanto as fêmeas podem pesar até 78 gramas.

Alimentação: Essa ave é onívora, ou seja, come de tudo, desde insetos à frutas. 

Reprodução: Tanto macho quanto a fêmea constroem o ninho que por sua vez tem o formato de uma tigela, sendo constituído de argila e folhas secas. A fêmea põe de três a quatro ovos de coloração azul-esverdeado e manchas roxas. A incubação dos ovos é em torno de 14 dias.

Habitat: Podem habitar áreas abertas, inclusive áreas já modificadas pelo homem. Na natureza o sabiá-laranjeira pode viver por até 10 anos.

Hábitos: Vivem em casais ou de forma solitária, porém quando ainda em criação podem viver em grupos familiares. Devido a  serem territorialistas, geralmente expulsam outros de sua espécie durante o período reprodutivo. 

Curiosidades: Essa espécie de ave tem uma longevidade de vida de até 30 anos. É considerado a ave símbolo tanto do estado de São Paulo quanto do Brasil. Prova de sua importância é o Decreto 9675, de 2002, que cria o Dia da Ave e declara a ave como símbolo desta data.


Foto: Michelle Alano Ramos, 2020.



Lista de espécies: https://www.taxeus.com.br/especie/turdus-rufiventris


Referências


PORTAL DOS PÁSSAROS. Sabiá laranjeira: tudo sobre a espécie. Disponível em: <https://www.portaldospassaros.com.br/sabia-laranjeira-tudo-sobre-a-especie>. Acesso em: 13 ago. 2020.


VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2017. Disponível em: <http://www.avescatarinenses.com.br>. Acesso em: 11 ago. 2020.

Postar um comentário

0 Comentários