ALMA-DE-GATO

Piaya Cayana (Linnaeus, 1766)

Família Cuculidae


Tamanho: Mede entre 45 a 47 centímetros.

Peso: Seu peso varia de 93 a 98 gramas.

Alimentação: É uma ave onívora. Alimenta-se de insetos como gafanhotos, grilos e lagartas, entre outros, que encontra ao examinar tanto na parte superior quando na inferior das folhas. Também estão presentes na dieta desta ave pequenos anfíbios e répteis encontrados na mata, além de frutas encontradas nas árvores e de ovos de outras aves.


Reprodução: A reprodução ocorre na primavera, quando esta ave canta incansavelmente durante do dia. Macho e fêmea trabalham juntos na construção do ninho, que tem forma de uma panela rasa e é constituído de galhos entrelaçados. A fêmea põe até 6 ovos e a incubação dura aproximadamente 14 dias, com o casal se revezando para chocá-los.  Após uma semana os filhotes saem do ninho, mas ainda dependem se seus pais por cerda de duas semanas.


Habitat: Podem ser encontrados nas bordas e no interior das florestas e em áreas abertas que possuam árvores. Apresenta distribuição por todo o território brasileiro e em países da América Latina.


Hábitos: Geralmente são encontrados sozinhos ou aos pares.


Curiosidades: Seus olhos são de cor vermelha e isto resultou em um ditado popular em Santa Catarina em que se diz que "estás com os olhos vermelhos como os de uma Picuã".
Essa ave também é conhecida como alma-de-caboclo, picuã, rabilonga e rabo-de-palha.



Foto: Michelle Alano Ramos, 2020.



Referências

WIKIAVES. Alma-de-gato. 2020. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/alma-de-gato> Acesso em: 14 out. 2020.


VOITINA, Cristiano. Aves Catarinenses. 2019. Disponível em:<http://www.avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/179-picua/3186>. Acesso em: 14 out. 2020.

Postar um comentário

0 Comentários