Serra-pau

Macrodontia cervicornis (Linnaeus, 1758)


Reino: Animalia (Metazoa)
Filo: Arthropoda 
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera 
Família: Cerambycidae 

Características
O Macrodontia cervicornis, ou serra-pau, é um inseto que se destaca pelos desenhos em seus élitros, que se assemelham a uma árvore cortada. Sua coloração mescla marrom, preto e amarelo. Pode atingir até 17 centímetros de comprimento. Apresenta dimorfismo sexual aparente, com machos possuindo suas mandíbulas mais desenvolvidas.

Vista dorsal

Vista ventral
Foto: Arquivos do Projeto Coleções Zoológicas, IFSC Câmpus Criciúma, 2025.

Distribuição e habitat
Habitam as florestas tropicais úmidas da América do Sul, nos países Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Guiana. Também é encontrado em quase todo o Brasil.

Hábitos
São encontrados em climas mais quentes e perto de árvores, costumam se alimentar de seiva de árvore, sucos de plantas, madeiras macias, madeiras duras, folhas. 

Reprodução
Passam pela metamorfose, desenvolvendo-se de ovo até adulto, e quando adulto vive apenas os meses suficientes para se reproduzir.

Curiosidades
É o segundo maior besouro do mundo, perdendo apenas para o Titanus giganteus. E está em risco de extinção, devido ao fato de ser uma espécie muito cobiçada por colecionadores, principalmente em razão dos desenhos das asas (élitros). 
É também conhecido com besouro dente de sabre e seu nome científico tem o seguinte significado: Macrodontia: dente longo; cervicornis: chifre de veado. 
Referências
ANIMALIA BIO. Macrodontia cervicornis. Disponível em: https://animalia.bio/pt/macrodontia-cervicornis. Acesso em: 5 mar. 2025.
GBIF. Macrodontia cervicornis. Disponível em: https://www.gbif.org/pt/species/1157367. Acesso em: 5 mar. 2025.
PICTURE INSECT. Macrodontia cervicornis. Disponível em: https://pictureinsect.com/pt/wiki/Macrodontia_cervicornis.html. Acesso em: 5 mar. 2025.



Postar um comentário

0 Comentários